FerreoDicas

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Colocando Lastro na Linha Permanente

E-mail Imprimir PDF

Resumo em vídeo do processo.

 

O Rogério Sallomão enviou este artigo explicando a fixação do lastro na linha permanente, que simula o empedramento com brita das ferrovias reais. O lastro tem como função facilitar o escoamento de água na base da linha, ao mesmo tempo em que a mantém firme.

Abaixo, a reprodução dos 6 slides da apresentação do Sallomão sobre o assunto, no formato original. Caso você não saiba como envelhecer os trilhos e dormentes, leia o artigo Envelhecendo os Trilhos, aqui mesmo no FerreoDicas.com.

Slide 1

Slide 2

Slide 3

alt

Receita da cola branca diluída com água.

 

alt

 

Slide 6

Compartilhe este Artigo

Submit Colocando Lastro na Linha Permanente in Delicious Submit Colocando Lastro na Linha Permanente in Digg Submit Colocando Lastro na Linha Permanente in FaceBook Submit Colocando Lastro na Linha Permanente in Google Bookmarks Submit Colocando Lastro na Linha Permanente in Stumbleupon Submit Colocando Lastro na Linha Permanente in Technorati Submit Colocando Lastro na Linha Permanente in Twitter
 
Última atualização em Ter, 20 de Dezembro de 2016 05:04  

Comentários  

 
0 # DúvidaJorge W. 18-01-2011 14:23
Antes de mais nada,obrigado pela postagem deste tutorial mas,fiquei com uma dúvida no quarto passo dele.Qual é a proporção ideal de água e cola? Para que serve o álcool ? Borrifa-se o empedramento antes com ele?
Antecipadamente agradeço à atenção.
Abraços
Jorge W.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # RE: Colocando Lastro na Linha PermanentePaulo V. W. Radtke 18-01-2011 16:04
Olá Jorge, a proporção é de 40% cola e 60% água. Você pode adicionar na mistura uma ou duas gotas de detergente líquido (de lavar louça mesmo) para facilitar a penetração no meio da brita moída.
Borrifar água com álcool antes serve para umidificar as pedras e manter as mais finas grudadas, temporariamente , nas maiores. Isso evita que, ao pingar a mistura de água e cola elas sejam levadas para fora do lastro quando a mistura escorrer para fora.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # #RE:Colocando lastroJorge W. 18-01-2011 19:05
:lol: Obrigado Paulo,agora entendi a explicação do tutorial.
Vou fazer o empedramento e,depois posto o resultado.
Valeu mesmo!!!!
Jorge W.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # outra dúvidaGerson Junior 18-01-2011 19:16
Paulo, como dizemos nós os Pernambucanos, ta arretado esse site, mas eu fiquei com uma dúvida também. To iniciando no Hobby mas já fazem uns tres anos que leio muito a respeito, lembro de ter visto em algum lugar que lixar os trilhos poderia acelerar o processo de oxidação, isso procede? Você tem alguma forma (secreta??? heheheh) de fazer esse lixamento ou sugere algum tipo de lixa em especial? Andei pensando, quando eu for fazer meu envelhecimento e enpedramento, fazer algum tipo de proteção (tipo uma cobertura provisória) para protejer os trilhos ou você acha que é mão de obra demais pra resultado de menos?
Abração e parabens!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # RE: outra dúvidaPaulo V. W. Radtke 24-01-2011 09:50
Olá Gerson, obrigado pelas palavras de incentivo. Quanto a sua dúvida, qualquer processo de limpeza pesado, como a retirada de cola que porventura venha cair sobre a linha, irá atacar um pouco o material. No caso da lixa, é uma lixa super fina, acima de 1200, passada bem de leve, para remover só a cola. Problema com oxidação daria se fosse uma lixa grossa e houvesse faiscamento na linha.

Outra alternativa, caso você não queira usar a lixa fina, é uma flanela umedecida. Só que nesse caso você deverá aplica mais força, mas tomando cuidado, ao mesmo tempo, para não quebrar a fixação de plástico dos trilhos no dormente.

Proteger com fita crepe pode dar um bom resultado, mas o difícil vai ser aplicar a fita apenas sobre a linha sem dificultar a operação de aplicar a cola diluída, ou até mesmo remover parte das pedras que grudem em algum excesso de fita crepe. No final, pode ser muito trabalho por pouco.

Abraços!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # RE: Colocando Lastro na Linha Permanentepedro paulo nogueira 08-03-2011 19:30
muito boa essas informações!!! valeu!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # RE: Colocando Lastro na Linha PermanentePETERSON N PAIVA 03-06-2011 10:39
AMIGOS ESSE SITE E INCRIVEL,ESTOU NO HOBBY A POUCO TEMPO,ACHEI ESSE SITE A POUCOS DIAS,SHOW,UMAS DICAS MUITO 10 MESMO,VOÇES ESTAO DE PARABENS E PODEM TER CERTEZA QUE GANHOU MAIS UM SEGUIDOR,ABRAÇO S E VALEU
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # britaroberto 13-09-2011 17:30
Boa tarde a todos, estou remontando a minha maquete que ficou parada mais de 20 anos e estou precisando de uma informação esta que esta com 38 m. de trilhos e para fazer acabamento de brita estou com dificuldade de localizar saco com 1 k. se alguem puder me ajudar ficarei grato. Abraço.
Responder | Responder com citação | Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar