FerreoDicas

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Leito de Cortiça Para Assentar a Linha

E-mail Imprimir PDF

Nas ferrovias reais, o leito da linha é elevado, sendo coberto com brita para diminuir a erosão causada pelas chuvas. O método mais comum para reproduzir esta elevação no ferreomodelismo é com uma base de cortiça, colocada aonde vai ser assentada a linha. Tanto faz se os trilhos são rígidos ou flexíveis, o método é o mesmo. Vamos ver neste artigo como fazer rapidamente o leito de cortiça a um custo baixo e com bons resultados.

Foto 1 - Linha traçada e com parte da cortiça já colada.

Material necessário:

  • Folha de cortiça, vendida em lojas de sapateiros e de couro. Espessura de 6mm para escala HO ou 3mm para escala N.
  • Estilete e régua de alumínio.
  • Cola branca, de preferência um tubo grande, comprado em loja de material de construção por ser mais em conta.
  • Alfinetes para quadro de recados, ou tachinhas. Compre bastante, em torno de 100.
  • Lixa 180 ou 220.

O primeiro passo consiste em desenhar o traçado sobre o tablado. Você pode traçar o centro da linha permanente, como na Foto 1, ou então a área lateral ocupada pelos dormentes (em especial na escala N). No caso da CFSL, eu usei o XtrkCAD para desenhar a linha no computador, imprimi-la em tamanho 1:1 e passar com o auxílio de papel carbono o desenho da linha. Caso você use trilhos flexíveis com um dos traçados de caixas iniciais da Frateschi, monte a linha e com uma caneta faça o contorno da linha sobre o tablado. Caso você tenha feito o traçado para trilhos flexíveis em papel, será necessário improvisar transferidor e compasso neste passo.

Foto 2 - Leva em torno de uma a duas horas para secar a cola.

Em seguida, corte tiras retas de cortiça, no sentido mais longo da folha. Em escala N, as tiras devem ter 15mm de largura, que é a largura dos dormentes da linha assentada. No caso da escala HO, o melhor é fazer tiras com metade da largura dos dormentes, no caso, tiras de 14mm.

Uma vez cortadas as tiras, devemos colá-las no tablado com cola branca. Primeiro, aplique a cola no tablado, seguindo o traçado desenhado. Em seguida, cole a cortiça que, por ser estreita, é flexível o suficiente para se adequar as curvas do traçado. Para que a cortiça fique firme enquanto a cola seca, use os alfinetes/tachinhas, como mostrado nas Fotos 1 e 2. O objetivo de colar a cortiça é permitir que, após o empedramento da linha, possamos retirar os pregos dos tirlhos, já que as pedras irão segurar a linha. Alguns modelistas preferem pregar a cortiça junto com os trilhos. Este método funciona, mas não permite a retirada dos pregos após o empedramento.

No caso de escala N, apenas uma tira é suficiente, cobrindo toda área lateral da linha principal. Na escala HO ficaria difícil fazer isto em uma tira de 28mm de largura, assim, usamos duas tiras de 14mm. Cole cada tira seguindo o centro da linha do traçado, de forma a fazer o leito com 28mm de largura, tamanho padrão dos trilhos Frateschi. Para ter uma ideia melhor, observe os detalhes da Foto 1, que mostra claramente o uso de duas tiras. Em desvios, simplesmente corte a cortiça para que a linha em curva se encaixe na reta do desvio, como dos desvios detalhados na Foto 3.

Foto 3 - Quando pronto, basta lixar a superfície de cortiça.

Por fim, devemos lixar a cortiça para que as imperfeições no processo da colagem não deixem a linha torta. Você pode usar um suporte para lixa, no estilo desempenadeira, ou simplesmente enrolar a lixa em um pedaço de viga de madeira. Ambos dão bons resultados. Como não precisa ficar com acabamento impecável, você pode usar uma lixa 180 ou 220 no processo. Feito o lixamento, limpe o tablado e a cortiça com um aspirador de pó e tudo estará pronto para assentar os trilhos.

Compartilhe este Artigo

Submit Leito de Cortiça Para Assentar a Linha in Delicious Submit Leito de Cortiça Para Assentar a Linha in Digg Submit Leito de Cortiça Para Assentar a Linha in FaceBook Submit Leito de Cortiça Para Assentar a Linha in Google Bookmarks Submit Leito de Cortiça Para Assentar a Linha in Stumbleupon Submit Leito de Cortiça Para Assentar a Linha in Technorati Submit Leito de Cortiça Para Assentar a Linha in Twitter
 

Tags: detalhamento | linha permanente | maquete

Última atualização em Qua, 30 de Março de 2011 10:37  

Comentários  

 
0 # RE: Leito de Cortiça Para Assentar a LinhaBruno Crivelari Sanches 30-03-2011 09:22
Eu costumo usar uma unica tira que de a largura do trilho e não costumo colar, conforme vou assentando o trilho vou colocando ela embaixo e ela vai ficando pregada juntada com a linha :).
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # RE: RE: Leito de Cortiça Para Assentar a LinhaPaulo V. W. Radtke 30-03-2011 10:25
Isso funciona também, só que daí você não pode tirar o prego do trilho depois de empedrar, já que é o prego que segura a cortiça no lugar. Se colar a cortiça, na hora que empedrar, dá para tirar o prego, já que a brita segura o trilho e sem o prego fica mais real ;-) .
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+2 # RE: RE: Leito de Cortiça Para Assentar a LinhaPaulo V. W. Radtke 30-03-2011 10:27
Quanto a usar uma tira só, também dá certo. Só que é mais difícil fazer as curvas, além de desperdiçar material. A cortiça "encolhe" na parte fechada da curva. Só que ela não estica na parte aberta, então, se olhar a foto 1, dá para ver que a tira de dentro da curva vai mais pra frente que a de fora, justamente por causa disso. Detalhe: as duas começaram em paralelo. Se fosse uma peça só, ia perder aproximadamente 6cm de cortiça em menos de 2m de linha.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # RE: Leito de Cortiça Para Assentar a LinhaMarc Aubert 01-04-2011 10:27
Pessoalmente prefiro utilizar borracha EVA; é bem mais fácil de moldar as curvas; colo no tablado com cola de contato.
Como a espessura das folhas , de uma para a outra, não é muito regular, é preciso um pouco de trabalho na hora de comprar.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # RE: RE: Leito de Cortiça Para Assentar a LinhaPaulo V. W. Radtke 15-04-2011 00:12
Olá Aubert, interessante a dica. Acredito que a diferença de espessura nas folhas possa ser compensada lixando a região das emendas até ficar no mesmo nível. Suposição minha, claro.

Pena que tem que usar cola de contato, que é tóxica e o cheiro, além de desagradável, é prejudicial a saúde, então uma máscara para a aplicação vai bem. Deve dar para usar cola CA (superbonder), mas aí o custo deve ficar muito alto.

Valeu a dica, quem sabe eu experimento (com cola CA) em um diorama no futuro.
Responder | Responder com citação | Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar