FerreoDicas

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Assentando Trilhos Flexíveis

E-mail Imprimir PDF

Usar trilhos flexíveis na maquete não é coisa do outro mundo. Particularmente, nunca construí maquete com trilhos rígidos, então compartilho aqui minhas experiências no assentamento deste tipo de trilho. As vantagens de usar trilhos flexíveis são grandes, podemos ter qualquer raio de curvatura, raio variável na mesma curva, qualquer grau de curvatura e tudo no comprimento exato que desejarmos. Este artigo mostra um passo a passo bastante fácil de ser seguido por modelistas já acostumados a trilhos rígidos, e até, quem sabe, marinheiros de primeira viagem que encarem a aventura.

Foto 1 - Ponto inicial para assentar a linha permanente.

Material necessário:

  • Trilhos flexíveis.
  • Prego 6x10 para fixar os trilhos.
  • Solda.
  • Soldador 15/30W ou estação de solda.
  • Alicate de corte.
  • Lima.

Como na Foto 1, escolha um desvio de ponta de pátio para começar a fixar a linha permanente. Pregue o desvio na posição com pregos 6x10, usando um martelinho. Se preferir, use um prego maior como guia (ao lado do alicate de bico na Foto 2). Não importa o caso, tome cuidado para não martelar demais e acabar forçando o prego contra o dormente ou, caso pior, quebrar o dormente com a pressão. Em geral, os pregos podem ser removidos uma vez que a linha tenha sido empedrada, então, pode deixar a cabeça do prego um pouco para cima sem problemas.

Foto 2 - A partir do desvio na ponta do pátio, comece a colocação do restante da linha.

Uma vez fixado o desvio inicial, comece a assentar o restante da linha, como indicado na Foto 2. Os trilhos rígidos, como os desvio, já vem com talas de junção pré-instaladas e são fáceis de montar. Já quando lidamos com trilhos flexíveis, devemos afastar os dormentes para que as talas de junção possam ser colocadas, sempre em paralelo, não importa se numa reta ou numa curva, como mostrado nas Fotos 3 e 4. Caso ao cortar o trilho fiquem rebarbas que impeçam a sua colocação na tala de junção, use uma lima para fazer o acabamento. Note: não tem como puxar os dormentes para baixo tala de junção, eles devem ficar afastados mesmo.

Foto 3 - Tala de junção entre desvio e trilho rígido.

Para que a linha fique firme, devemos soldar as talas de junção aos trilhos, pelo lado de fora, conforme mostrado na Foto 4 (por dentro atrapalha os rodeiros). Este passo deve ser feito com apenas um dos trilhos fixados, ficando o outro solto ainda, sem fazer curvatura (Foto 4). Somente após soldar os trilhos devemos fixar o outro trilho, que agora poderá até mesmo ser curvado normalmente. Tome cuidado para não ficar muito tempo com o ferro de solda encostado no trilho, já que isso pode aquecê-lo e derreter o grampo de plástico que fixa o trilho no dormente. por segurança, mantenha uma distância de 2 ou 3 mm entre a tala de junção e os dormentes.

Foto 4 - Tala de junção entre dois trilhos rígidos.

Repita o processo até ter assentado toda a linha. A maior dificuldade será em fechar o circuito da linha principal se ele for um oval. Nessa hora eu normalmente fixo a linha com pregos, mas sem martelar muito, só para segurar no lugar. Faço isto até bem perto da última ponta de desvio. Nessa hora, meço a distância final e corto com o alicate os trilhos no tamanho certo.

Agora, falta o acabamento final. Em cada ponto em que soldamos os trilhos, há um buraco sem dormentes na linha. Para esconder este detalhe, podemos usar dormentes que sobraram da construção da linha. Como na Foto 5,lixe o encaixe dos trilhos (grampos) e deixe os dormentes lisos.

Foto 5 - Dormentes com o encaixe do trilho lixado.

Em seguida, deslize os dormentes por baixo dos trilhos (Foto 6), posicionando-os de forma que os trilhos da linha fiquem exatamente na posição dos encaixes lixados.

Foto 6 - Deslize por baixo dos trilhos os dormentes.

Feito isto, o resultado fica como na Foto 7. A primeira vista, não fica evidente que no ponto não haviam dormentes originalmente. Não precisa colar ou fixar agora estes dormentes de acabamento. Quando você empedrar a linha, eles irão ficar firmes no lugar naturalmente.

Foto 7 - Quando posicionados, o efeito visual esconde a falta de dorments original.

Após empedrar a linha, você pode remover os pregos que fixam os trilhos no tablado, já que a cola e as pedras irão manter tudo no seu devido lugar. Opcionalmente, você pode até fechar os buracos originais nos dormentes usando massa putty misturada com tinta preta, deixando a linha um pouco mais realista.

Compartilhe este Artigo

Submit Assentando Trilhos Flexíveis in Delicious Submit Assentando Trilhos Flexíveis in Digg Submit Assentando Trilhos Flexíveis in FaceBook Submit Assentando Trilhos Flexíveis in Google Bookmarks Submit Assentando Trilhos Flexíveis in Stumbleupon Submit Assentando Trilhos Flexíveis in Technorati Submit Assentando Trilhos Flexíveis in Twitter
 

Tags: linha permanente | maquete

Última atualização em Seg, 28 de Março de 2011 23:00  

Comentários  

 
0 # RE: Assentando Trilhos FlexíveisBruno Crivelari Sanches 30-03-2011 09:21
Ficou legal Pv, gostei da dica de usar dormentes "falsos" nas juntas.

O que eu gosto de fazer e da ultima vez que assentei trilhos deu resultados bons é não cortar os trilhos nas curvas, assim as juntas ficam separadas e o macete é ir encaixando o trilho que sobra de uma barra na outra. Da uma pouco mais de trabalho a principio, mas facilita pois as juntas não ficam no mesmo lugar e isso reduz bem os cotovelos.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # RE: RE: Assentando Trilhos FlexíveisPaulo V. W. Radtke 30-03-2011 10:22
Bruno, eu já fiz dos dois jeitos e, pessoalmente, esse de colocar as emendas em paralelo é tão bom quanto e dá menos trabalho. Se soldar a tala de junção, a hora que fizer a curva o trilho e a tala se curvam e não fica um cotovelo. Os dois funcionam bem, mas por esse ser menos trabalhoso, considero ele melhor.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # RE: RE: Assentando Trilhos FlexíveisPaulo V. W. Radtke 30-03-2011 10:23
Aliás, as fotos 6 e 7 está numa curva e não ficou cotovelo :).
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # marioluigi4235 19-02-2015 13:49
( •_•)O*¯`·.¸.·´¯`°Q(•_• )
+++thatsafunnypic.com+++
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # top weight loss pillsluigi4235 03-03-2015 07:37
Responder | Responder com citação | Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar