FerreoDicas

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

RSD-8 Escala HO

E-mail Imprimir PDF

O modelista Marlus Cintra explicou recentemente como ele modelou, aos poucos, uma RSD-8 da Fepasa, e mostrou fotos de sua autoria do resultado. O seu relato, base na qual escrevo este artigo, mesmo que não seja um passo-a-passo detalhado, serve como inspiração aos modelistas que como ele tenham vontadede fazer este modelo clássico. O Marlus depois de estudar muito as possibilidades para se fazer uma, começou obtendo uma carcaça da Powerline Class 48.

Foto 1 - Resultado final.

Feito isto, o Marlus estudou as as modificações possíveis de se fazer nela, a comecar pela varandinhas compridas, que devem ser encurtadas para deixá-las rentes ao nariz da máquina. Depois fazer uma pequena plataforma, limpatrilhos, buzina do lado da cabine e abrir novas janelinhas no corpo longo, deve-se fechar algumas que não batem com a RSD-8 e, do outro lado do corpo longo diminuir um pouco a base das telas do corpo longo. Na cabine deve-se retirar algumas calhas e no chassis deve-se fechar o estrado com estireno. Nas duas testeiras da máquina deve-se lixar os numberboards e luzes de classificação de baixo.

Foto 2 - Vista da máquina no pátio. 

Passado isso, aí vem o grosso do trabalho. Como a mecânica da Powerline é ruim, o Marlus resolveu fazer um novo projeto, procurando uma máquina que tivesse os sideframes mais semelhantes com o da RSD-8. Nessa pesquisa ele concluiu que a máquina ideal para a tarefa seria uma Kato RSD-4/5, tanto pela excelente mecânica como pelos truques semelhantes. Apesar dos truques da RSD-4/5 excederem em 1mm em cada ponta, eles ainda assim couberam no chassis, inclusive o tamanho do tanque de diesel é o mesmo tamanho que no prototipo 1:1.

Foto 3 - Vista frontal da máquina.

Em seguida o Marlus estudou como fazer o Chassis. Usando uma placa de acrílico de 4mm, que é bem dura e resistente, ele a moldou para ser presa em baixo do chassis da máquina. Ele prendeu no chassis duas barrinhas de estireno e fez dois furos nas barrinhas e chassis, para prender na carcaça da máquina bem firme com parafusos

Foto 4 - Dupla com uma G12 Fepasa.

Depois foi ver como adaptar o motor kato na máquina, um desafio pelo tamanho do motor (grande) em relação a carcaça utilizada (pequena). Para isso, o Marlus teve que fazer um buraco no chassis para rebaixar o motor e dar a altura necessária, tanto para o motor como para a placa do decodificador dcc, que ficou em cima do motor. Apesar de complicada a tarefa, os testes de rodagem mostrataram que tudo ficou bem fixo e rodando bem, com uma excelente mecânica.

O último problema encontrado pelo Marlus foi que as bases dos redutores da RSD-4/5 são altos demais em relação ao que deveria ser uma RSD-8. A solução foi rebaixar a altura dos redutores em quase 3 mm. Foi usada uma placa de estireno para tampar o buraco, sendo presos os redutores no chassis com parafusos, o que ficou ficou excelente, na altura certa. Passado os teste a fazer com o tanque de combustivel, foram usadas placas de estireno na medida do tamanho d tanque. Uma vez feita a caixa, o interior foi preenchido com chapas de ferro cortadas no tamanho do tanque para dar lastro para a máquina. Também foram colocados tanques de ar do lado do tanque de combustível. Uma vez feitas as serpentinas, elas foram presas na máquina com parafusos.

Foto 5 - Pronta para a tração.

A máquina roda muito bem, já rodando com um decodificador dcc com som, um Tsunami Alco 244, que é o motor da máquina. Segue abaixo um vídeo mostrando o funcionamento da máquina pronta, com o som incluso.

Compartilhe este Artigo

Submit RSD-8 Escala HO in Delicious Submit RSD-8 Escala HO in Digg Submit RSD-8 Escala HO in FaceBook Submit RSD-8 Escala HO in Google Bookmarks Submit RSD-8 Escala HO in Stumbleupon Submit RSD-8 Escala HO in Technorati Submit RSD-8 Escala HO in Twitter
 
Última atualização em Sex, 28 de Janeiro de 2011 08:14  

Comentários  

 
+2 # RE: RSD-8 Escala HOJorge W. 28-01-2011 10:26
Valeu a postagem.Muito bom o trabalho do Marlus.Ficou 10+.
Parabéns.
Jorge W.
Responder | Responder com citação | Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar