FerreoDicas

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Painel de Locomotiva para a Maquete

E-mail Imprimir PDF

Existem varias formas de se apreciar uma maquete, existem maquetes onde se instalam sistemas computadorizados e o movimento dos trens é todo coreografado pelo computador, sendo o ferreomodelista mero admirador. Já no caso da maquete do Felipe Sanches (http://www.mafiactc.com), a grande preferência é pela operação e em especial pela condução dos trens, de forma mais manual possivel, tentando ao máximo simular a condução de um trem real. Para isso sempre procuramos tentar aumentar o peso dos trens, colocando peso nos vagões de forma a restringir a capacidade de carga das locomotivas, o mais semelhante possível com as locomotivas reais. 

Procuramos também manter os trens em formações semelhantes aos trens das ferrovias que gostamos (em especial trens da SR3 e SR2 da extinta RFFSA). Mas sempre faltou algo e o Felipe descobriu o que era quando conseguiu um painel de comando de uma locomotiva diesel e o instalou na maquete.

Foto 1 - Painel de locomotiva adaptado a maquete.

O Painel

O painel em questão é um painel original de uma locomotiva EMD, do mesmo modelo utilizado em locomotivas SD40-2, SD38M, etc. A sua adaptação na maquete é um tanto simples e rústica, sendo que a dificuldade mesmo é a de se conseguir o tal painel.

Foto 2 - O painel na maquete, on controles a direita são usados nas outras linhas da maquete.

O painel foi comprado pelo Felipe em um ferro velho, durante uma das inúmeras viagens em busca de material rodante para a ABPF. Após chegar em casa, o painel então recebeu uma boa limpeza e ficou encostado na sala da maquete por um bom tempo.

Instalação

Com ajuda do meu pai, Jorge Sanches, foi adaptado em cima do painel um controlador Frateschi comum, usando peças de motocicleta, em especial uma corrente de comando e engrenagens do comando. Assim, foi possível acoplar o controle de velocidade a um eixo, conectado diretamente ao controle de pontos da locomotiva, permitindo então acelerar e desacelerar o trem usando o acelerador da locomotiva, com direito a controle de velocidade pelos pontos.

Foto 3 - Parte traseira do painel mostrando a conexão do acelerador com a locomotiva. O par de fios Vermelho e preto é usado para iluminação do painel.

Um fato interessante foi ver que os pontos de certa forma simulam de forma bem próximo uma locomotiva real. A maioria dos trens pesado só arrancam a partir do terceiro ponto, nas fortes rampas da maquete é comum chegar ao oitavo ponto e notar que as locomotivas ainda prosseguem de forma lenta devido ao esforço exigido pelas rampas.

Chave Reversora

Alguns meses após a inauguração do painel o Felipe ainda estava incomodado com a reversão.  Era realmente muito chato ter que inverter a locomotiva usando o reversor do transformador, sendo que o reversor do painel servia apenas enfeite até então. Com a ajuda do meu pai e de um colaborador da ABPF, foi possível adaptar uma chave reversora de três posições.

A chave de três pontos, quando posicionada no meio, desliga a energia. Posicionada nas extremidades liga um par de contatos diferentes. Note que ela trabalha de forma bem similar ao reversor da locomotiva, onde a posição do meio é o neutro, e cada extremidade uma direção da locomotiva.

Foto 4 - Detalhe da chave reversora abaixo do painel. Observando a Foto 3 e seguindo-se os fios azuis pode-se ver onde ela fica instalada.

Na extremidade da chave reversora do painel (na parte interna) foi colocada uma pequena chapa de metal, que “bate” na chave reversora tripla mudando sua posição, assim a reversão dos trens passou a ser feita utilizando-se a reversão do painel, deixando as manobras muito mais divertidas.

Foto 5 - Detalhe com a reversão posicionada para “frente”

Outras Melhorias

Para deixar o painel mais interessante, foi também instalada uma pequena luz que ilumina os mostradores do painel (que pode ser observada na Foto 3). Além disso, os manipuladores foram trocados por outros, em melhor estado de conversação, que foram adquiridos mais tarde.

Projetos Futuros

A saga do painel ainda não chegou ao fim. Futuramente, em uma nova maquete, pretendemos montar o painel completo, usando todo o acabamento do painel de controle de uma locomotiva, incluindo mostradores, chaves de farol, areeiro, sino, etc.

Outro projeto, este uma experiência que pretendo realizar é substituir o transformador usado por um que possua um sistema de inércia, que acredito trará mais realismo a operação devido a mudança de velocidade mais lenta das locomotivas durante as mudanças de ponto.

Foto 6 - uma visão da maquete com o painel no fundo a esquerda.

Outro projeto é adaptar no painel uma tela semelhante ao painel de locotrol de locomotivas modernas, mas, ao invés de locotrol, utilizar ele como um monitor de vídeo para uma locomotiva HO com câmera. No futuro, quando adotarmos um sistema de DCC para a maquete, vai ser possível dar vida a outros controles do painel, como apito, sino, faróis, etc. Mas por enquanto vamos curtindo a versão simples do painel!

Compartilhe este Artigo

Submit Painel de Locomotiva para a Maquete in Delicious Submit Painel de Locomotiva para a Maquete in Digg Submit Painel de Locomotiva para a Maquete in FaceBook Submit Painel de Locomotiva para a Maquete in Google Bookmarks Submit Painel de Locomotiva para a Maquete in Stumbleupon Submit Painel de Locomotiva para a Maquete in Technorati Submit Painel de Locomotiva para a Maquete in Twitter
 
Última atualização em Ter, 22 de Fevereiro de 2011 23:09  

Comentários  

 
+1 # RE: Painel de Locomotiva para a MaqueteWagner de Queiroz 14-07-2011 13:13
Parabéns pela montagem.Gostaria de obter maiores informaçoes sobre as telas do Locotrol, pois tenho conhecimentos que possam ajudar no projeto.
Responder | Responder com citação | Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar