FerreoDicas

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Luzes Direcionais Simples em Locomotivas

E-mail Imprimir PDF

Vários fabricantes de locomotivas detalham seus modelos com lâmpadas que se acendem independente do sentido no qual a locomotiva trafega. As locomotivas Frateschi um pouco mais antigas possuem essa característica, assim como várias outras da Atlas, Athearn, etc. Locomotivas que ainda estão a venda ou já fazem parte de nossas coleções. Vamos ver neste artigo como melhorar a aparência destas máquinas com uma modificação eletrônica bastante simples de se fazer. No final, as locomotivas acenderão apenas a luz do sentido no qual a máquina está andando.

Foto 1 - Locomotiva modificada para ter luzes direcionais.

Material requerido:

  • Ferro de solda.
  • Solda.
  • 2 (dois) diodos 1N4007 ou equivalente (na loja de eletrônica sabem dizer) por locomotiva modificada.

Um Pouco de Eletrônica

As lâmpadas que equipam as locomotivas tradicionais acendem independente de como a tensão é aplicada sobre elas. Basta uma diferença de potencial entre as extremidades do filamento para que elas acendam. Assim, não importa o sentido no qual a locomotiva ande, a lâmpada sempre estará acesa.

 Figura 1 - Lâmpadas se acendem não importa como se aplique a tensão sobre elas. 

Mas existe um componente eletrônico, o diodo, que permite a passagem da corrente elétrica em apenas um sentido. Assim, ao invertermos o sentido da tensão, a lâmpada não se acende. Colocando isso de uma maneira simples, a corrente elétrica somente passa pelo diodo quando o lado sem marca (base do triângulo no desenho) está ao positivo da tensão. Caso contrário, se este lado do componente estiver ao negativo, a corrente não passa por ele.

Figura 2 - O diodo permite a passagem da corrente em apenas um sentido.

 Vamos usar este componente para fazer a alteração e obter luzes direcionais nas nossas locomotivas, para que elas se acendam apenas com a polaridade da linha no sentido adequado.

Modificando a Locomotiva

Comece a modificação observando o diodo. Além da indicação do tipo do diodo, há um traço em uma das extremidades (Foto 1). Este traço é equivalente ao traço do diodo na Figura 2, devendo a extremidade em que ele se encontra ficar conectada à lâmpada. A outra extremidade deve ser ligada a alimentação da locomotiva, de acordo com o modelo e fabricante.

No caso das antigas da Frateschi, há duas barras de cobre que fornecem energia ao motor e as lâmpadas (a eletricidade vem dos contatos nos rodeiros). No meio da barra, o motor, e nas extremidades, as lâmpadas. Basta soltar o fio da lâmpada que fica preso na barra da direita (vendo de frente a máquina, am ambos os lados) e soldar o diodo entre a lâmpada e a barra, com o traço diferencial do ldiodo voltado para a lâmpada, conforme indicado no esquemático na Figura 3 e mostrado em detalhes na Foto 1, uma G22 da Frateschi.

Figura 3 - Diagrama da modificação.

Feito isto, a locomotiva ficará um pouco mais real, gastando pouco dinheiro (os diodos são baratos) e usando ferramentas que os modelistas normalmente tem a mão. Como ressalva, o diodo precisa de 0,7V para permitir a passagem de corrente. Assim, a lâmpada estará recebendo 0,7V a menos que o motor. Dificilmente um motor irá começar a tracionar a locomotiva com apenas 0,7V, mas certamente o brilho da lâmpada será um pouco menor pela queda de 0,7V sobre o diodo. Mas pela simplicidade da modificação, vale a pena.

Compartilhe este Artigo

Submit Luzes Direcionais Simples em Locomotivas in Delicious Submit Luzes Direcionais Simples em Locomotivas in Digg Submit Luzes Direcionais Simples em Locomotivas in FaceBook Submit Luzes Direcionais Simples em Locomotivas in Google Bookmarks Submit Luzes Direcionais Simples em Locomotivas in Stumbleupon Submit Luzes Direcionais Simples em Locomotivas in Technorati Submit Luzes Direcionais Simples em Locomotivas in Twitter
 

Tags: detalhamento | eletrônica | locomotiva | modificação

Última atualização em Qua, 23 de Março de 2011 21:21  

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar